terça-feira, 17 de maio de 2011

O espectador como sujeito.



O olhar do espectador nunca é neutro, nem vazio de significados. Ao contrário, este olhar é permanentemente informado e dirigido pelas práticas, valores e normas da cultura na qual ele está imerso.
Outro fator que atua na relação do espectador com os filmes é a identificação, definida na teoria psicanalítica como um processo psicológico por meio do qual o indivíduo assimila um aspecto, uma propriedade, um atributo do outro e se transforma, total ou parcialmente, de acordo com o modelo escolhido. Numa perspectiva mais geral, essa seria a operação pela qual o indivíduo humano se constitui enquanto tal. (LAPLANCHE & PONTALIS, 1967).
Para que a história faça sentido e conquiste a atenção do espectador, até o final, é preciso que haja nela elementos nos quais o espectador possa reconhecer e ou projetar seus sentimentos, medos, desejos, expectativas, valores e assim por diante. Nas crianças pequenas isso é mais fácil de perceber: vendo um filme dos Power Rangers, por exemplo, elas costumam expressar sua identificação com esse ou aquele personagem do grupo de heróis mirins dizendo, claramente, "eu sou a rosa" ou "eu sou o azul".


(Cinema & Educação - Rosália Duarte, pág. 67, 70 e 71)

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